sábado, 21 de março de 2009

A Viagem

|

Ora, convêm também explicar o porque do tema “Em Busca do Centro da Europa”.

Fiquei surpreendido quando fui abordado no cabo da Roca no verão passado, por um sujeito com ares nórdicos de camera de filmar na mão e que me veio perguntar se eu sabia em que pais se situava o centro Geográfico da Europa. Eu com alguma surpresa disse o que a maioria dos europeus Ocidentais responderia, “algures lá para os lados da Alemanha” expressando a ignorância generalizada em que se pensa que a Europa acaba lá para as “Alemanhas”, “Rep Checas” qui ça Polónia.´ Como podem ver neste mapa http://www.yourchildlearns.com/europe_map.htm é muito mais que isso, temos Ukrania, Belauros, Moldavia etc. etc.

Não poderia estar mais enganado, como fui esclarecido rapidamente, este jovem defendia com base no cientista Jean-George Affholder, que pica o ponto todos os dias no Institut Géographique National ( um instituo lá dos Francius), que o Centro da Europa deveria ser na Lituania mas concretamente na cidade de Pumuskes. Este é um dos pontos com mais adeptos  e conta com um pomposo monumento

 

Eu pensei, “bem se tem monumento deve ser aqui”. Pois mas não é há muitos mais sítios que se consideram o centro da Europa, e até mais que um no mesmo pais como é o caso da Polónia que tem duas cidades com base em cálculos diferentes (Suchowola e Torun) e a Alemanha (Kleinmaischeid e Dresden).  O que é incrível é existirem mais de 10 sitios que de uma maneira ou de outra reclamam o mesmo e muitos deles até com monumentos.

Vejam aqui Belauros outro monumento

 

Ucrania

 

Esta “polémica” despertou-nos a atenção e aliando ao prazer enorme que temos em andar de moto deu o mote a esta aventura que é a procura do centro da Europa. Ela será feita em 2 fases tendo em conta a quantidade de países envolvidos. A Primeira fase que terá inicio a 1 de Maio iremos visitar cerca de 11 países em 15 dias. Na segunda fase iremos visitar o que não foi possível na primeira, porque a KacemTech não pode estar muito tempo fechada ;)

Iremos seleccionar as Cidades a serem Visitadas nesta primeira fase e espero dentro em pouco voltar com mais novidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Numero de Visitas

 
www.moto-retail.pt