segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Queriam neve? tomem NEVE!!!

|

 

Pois é, é possível que tenham reparado que este post não é feito no Domingo mas sim na segunda feira. Mas já lá vamos.

Logo após a nossa saída do Cyber Café fomos presenteados por esta pequena nevada

 

Quando chegámos à tenda a minha KTM enterra o descanso na terra e cai. Valeu a BMW do Morgado para amparar a queda. Motos de guerra que ambas são, sobreviveram as duas sem mazelas de maior.

A noite de sábado revelou mais uma vez a essência dos pinguins, conhecemos uns amigos da Catalunha que tinham duas KTM iguais à minha (azul) com quem trocamos ideias sobre as máquinas e partilhamos iguarias num grupo com várias nações.  Nós oferecemos a nossa bela aguardente, os Catalães apresentaram-nos   o seu amigo Jack…Daniels. Entretanto juntou um Francês à festa que de um grupo de 10 só ele conseguiu chegar aos Pinguins, todos os outros devido a estradas fechadas pela neve e acidentes com gelo foram ficando pelo caminho. Este nosso amigo trouxe uma amiga muito especial nas malas, aparentemente lá para a zona dele fazem Vodka-Caramelo em casa. Só vos digo uma coisa FENOMENAL. Claro que ficámos com a receita.

 

Picture 012

Curtam a tenda de comida que mais sucesso fez na concentração, estiveram literalmente SEMPRE cheios, e com os porcos sempre a rodar no espeto de dia e de noite impressionante.

Imaginem lá de quem eram Tugas claro, o Psicológico em Coimbra representou muito bem as cores nacionais e recomendo se passarem em Coimbra a visitarem o seu restaurante, boa gente e muito boa comida.

Os espanhóis como vão ver mais à frente são melhores que nós na fiesta, agora em “paparoca” ninguém nos bate.

 

Picture 026

A concentração tem coisas que pelo menos eu não estou habituado a ver cá pelas terras Lusas

Curtam uma das 3 Discos que foram montadas em tenda

Picture 028

Picture 029

e um filme para verem o ambiente

 

O Grupo das KTM com quem jantámos Sergio e amigos fica aqui um abraço de Portugal e um obrigado pela Hospitalidade , tens que nos mandar uma destas tendas para mim e para o Nuno não te esqueças da promessa.

 

Picture 062

Picture 060

há é vdd e das vossas correntes artesanais tb não, muita falta nos fizeram no dia seguinte e estoy seguro de que no nos dejaron proximo año alos pingüinos sin ellas.

Picture 063

 

Picture 065

Tudo se aproveita até os restos do nosso amigo Jack

 

Picture 070

Os amigos engarrafados eram tantos que eu eram 23:30 já tava a dormir loool bem quentinho, nessa noite as temp bateram o record chegando aos –11, de manha o meu saco cama apesar de estar preparado para temp negativas começou a chegar ao seu limite e já se começava a fazer sentir um “frescote”. Acordámos com gelo colado à tenda por dentro.

 

Picture 074

A dificuldade para fazermos qualquer operação sem termos por exemplo as luvas calçadas era muito dolorosa, Literalmente às 10:00 ainda estavam –6, e as motos sem bateria devido ás tentativas de arranque falhadas. No entanto ninguém ficou “apeado” porque toda a gente se ajudava. Ao pé de nós ouve logo quem emprestasse uns cabos e eu liguei na minha moto (que pegou à primeira lol)criando ali uma mini estação de carga para quem ia precisando.

Pequeno almoço tomado, seguimos viagem esperando que conseguíssemos escapar ao nevão anunciado pela televisão espanhola, no entanto rapidamente percebemos que a coisa não ia ser fácil pois rapidamente começámos a ver pequenos flocos de neve.

Assim que começamos a subir a serra de Bejar começa a nevar mais seriamente e começámos a preocupar-nos com a aderência pois apesar do sal naquela zona ser espalhado constantemente, para quem não está habituado a circular naquelas condições é deveras preocupante.

Chegando aos 1200m o Nuno fica sem travão de trás o que vinha ainda piorar mais a situação, já que é o recurso mais seguro numa moto para travar quando a estrada está com pouca aderência.

Parámos assim que pudemos para reparar o travão e aproveitámos para almoçar, mais uma vez Bocadillo. Conhecemos uma Espanhola que viajava de moto tb e que para além de falar Português (para nossa surpresa) informa-nos que a 30km de Sevilla estava a nevar, o que nos deixou realmente preocupados.

Aqui começou a nevar mais, mas mesmo assim muito longe do nevão que iríamos apanhar mais à frente.

 

Após o almoço arrancamos com muita calma, no entanto uns 100km antes de Cáceres começou a nevar mesmo, mas mesmo a sério, o maior Nevão que a Espanha teve nos últimos 30 anos. tivemos que reduzir a velocidade porque a visibilidade diminuía seriamente e a faixa da esquerda em poucos minutos fica completamente Branca.

Um Nevão como nunca tinha visto, mas como estávamos na AE não podíamos parar, foi manter a moto o mais direita possível e sair da estrada o mais rapidamente possível, o que só foi possível após 70km. Parámos numa bomba de gasolina que estava neste estado.

Picture 076

 

Picture 077

as nossas motos depois de 15m paradas

Picture 078

 

Picture 083

Picture 085

 

Picture 089

Os carros que chegavam

Picture 087

Estava uma malta de moto que tb vinha dos Pinguins que ficaram admirados com o estado em que chegámos, pois apanhamos a parte pior do nevão

Já não conseguimos sair da Bomba os carros a chegar à bomba quase que lhe batiam com o gelo formado entretanto.

Conseguimos atestar ainda a tempo pois minutos depois as bombas congelam e deixam de funcionar.

É preciso ter em conta que isto é uma zona onde não nevava à mais de 30 anos e quem se lembrava desse último nevão dizia que tinha sido mto menor que este. Ora isto faz com seja uma zona onde não há limpa Neves, se não há limpa Neves não há sal ou qualquer outro suporte normalmente presente em zonas de Neve,  o que dificultavam mais ainda a vida a quem andava na estrada principalmente nas motos, das quais íamos recebendo noticias de quem chegava sobre as suas quedas. Aparentemente em Badajoz  houve um grupo de 5 motos que caiu na mesma curva.

Começámos a perceber por estas imagens

 

Que não iríamos chegar a Portugal no Domingo, não íamos arriscar.

Perguntamos ao senhor da bomba onde poderíamos dormir sem termos de andar muito com a moto, lá encontramos um Motel dos mais ranhosos que tenho apanhado (e tenho dormido em alguns maus). Pela Módica quantia de 15€ por pessoa dormimos dentro do nosso saco cama(não me atrevi a abrir as camas sequer), numa cama de espuma com estrado partido.

Picture 097

Enquanto o Morgado procurava as chaves da moto que perdeu, eu e o Nuno fomos à cidade buscar bens essenciais (dinheiro e tabaco) pelo meio das estradas desertas e cheias de neve a 40km/h, enquanto comíamos qualquer coisa num bar local contaram-me a história e um rapaz de Vespa que fazia todos os anos de Málaga para os Pinguins numa vespa de 49cc, para ganhar o prémio do viajante que vinha de mais longe na moto mais pequena. Naturalmente como demorava vários dias tinha que ir dormindo pelo caminho. Há 2 anos ele soube de um Português que vinha de mais longe e resolveu partir de Tanger em Marrocos, para ganhar. quando chegou a esta cidade para dormir onde costumava dormir sempre vinha tão doente e já tão debilitado que lhe tiveram de chamar um médico e levá-lo para as urgências de emergência. Teve uma Pneumonia e esteve internado 1 Mês. Desde então (e apesar de ter ficado bem) nunca mais ninguém o viu por lá. Como Português que sou é sempre importante tirar o lado bom da coisa. Ganhou o Tuga :p

Depois de uma noite +ou- bem dormida, seguimos viagem para Lisboa já com o gelo a derreter, no entanto ainda fomos presenteados com Neve já no Alentejo.

Foi uma viagem com inesperados. Mas tb se não fosse não tinha graça nenhuma.

P.S. Nota 10 para a concentração talvez a única concentração que me vai fazer lá ir todos os anos. Muito bom mesmo, o problema é chegar lá loooool.

1 comentário:

  1. Nunca lá irei é claro, dou-me pessimamente mal com o frio, mas impressiona pelo relato, os meus parabens.

    ResponderEliminar

Numero de Visitas

 
www.moto-retail.pt